BITCOIN



Bitcoin é uma moeda digital, e é considerada uma moeda existente no mercado, podendo ser efetuadas transações monetárias como o Real, Dólar, Euro, etc. Também chamada de criptomoeda, foi desenvolvida para a segurança das transações de valores, inclusive para eliminar o famoso gasto duplo (causado por falha na criptografia). Ela é inteiramente digital e existe apenas no ambiente virtual, mas com o crescimento da chamada Era Digital, o Bitcoin tornou-se independente de grandes corporações, permitindo o envio e recebimento de valores sem limites territoriais e de quantidades, sem passar por terceiros, como bancos, Paypal ou operadoras de cartões de crédito. Assim o investidor realiza transações online, de forma autônoma, rápida, barata e segura.
O Bitcoin não é emitido ou controlado por nenhum governo, banco central, pessoa ou empresa. Não é possível gerar mais moedas, o que garante as condições de escassez e previsibilidade, evitando a inflação ou manipulação da mesma. Há um número máximo de moedas existentes, que foram marcadas desde a criação do Bitcoin. Determina-se que podem existir apenas 21 Milhões de Bitcoins e atualmente cerca de 80% das moedas já foram criadas. Elas possuem características que só os mineradores (os responsáveis por verificar, transmitir e registrar essas operações) podem resolver e validar.
As transações são publicadas na rede, agrupadas e registradas em blocos, de maneira que cada bloco adicionado à rede se conecta ao imediatamente anterior, e assim por diante, formando uma sequência ou cadeia de blocos (blockchain). As informações contidas em cada bloco não podem ser alteradas ou transcritas, evitando assim a fraude e tornando cada transação segura.